segundo-post

“Uma dose de inovação”

Como profissional de restauração, já conhece, de trás para a frente, como confecionar alimentos, preparar bebidas, elaborar ementas e dispor a mesa. Mas está na altura de definitivamente conhecer ainda melhor os seus clientes.

São a chave do sucesso do seu negócio e, cada vez mais evoluídos, esperam além da refeição, um serviço único e uma experiência a recordar. Para voltar.

Apesar da ementa do seu restaurante continuar a “ocupar um lugar especial no seu coração”, hoje em dia, a tecnologia começa a desempenhar um papel tão importante como deliciosas receitas e confeções.

Apresentamos-lhe 7 tendências tecnológicas para o mercado da restauração:

Páginas Web Mobile-Friendy
Este é o primeiro tema porque sabemos que a maioria dos restaurantes acabou por criar a sua página web ao longo destes anos.
Mas a maioria delas não está preparada para ser vista em devices mobile, ou seja, em smartphones ou tablets.

Com o Google a eliminar das pesquisas todos os sites que não adaptem os conteúdos para utilizadores mobile (o chamado “Responsive Design”), já pensou que pode estar a perder clientes para o seu restaurante? Quantos procuram um restaurante quando estão na rua, com os seus dispositivos móveis?

Criação de aplicações próprias
Com o crescimento do consumo de internet via dispositivos móveis, cada restaurante deverá criar a sua própria aplicação. Assim podem comunicar ementas, promoções, aceitar reservas, pedidos online, ou até gerir o seu próprio inventário através da lista de pedidos.

Pedidos e pagamentos Online e Mobile
Encomendar comida online para entrega em casa já não é propriamente algo novo. Mas está a ser levado para um patamar superior. Para melhorar o serviço a cliente e para agilizar os pedidos, a tendência será cada restaurante permitir aos clientes fazer o seu pedido antes de chegar ao restaurante. Da mesma forma, dentro do restaurante, os smartphones e tablets permitirão tratar de cada mesa individualmente, com pedidos e pagamentos (mobile pay) feitos através dos mesmos.

Conheça os seus clientes – Big Data
Deve conhecer melhor ainda os seus clientes. Através dos pedidos feitos com o apoio de meios tecnológicos, conseguirá guardar o perfil de cada um, percebendo os seus gostos e interesses, de modo a conseguir melhorar a experiência de cada cliente, dentro e fora do restaurante.

O Fim da Social Media 1.0
Cada vez mais informados, os clientes hoje em dia procuram mais reviews sobre um restaurante ou um prato em concreto, do que propriamente a informação que o próprio estabelecimento disponibiliza. É importante manter os seus clientes satisfeitos, porque eles vão ser o seu melhor veículo de comunicação.

Gratificação instantânea
Tal como foi referido acima e seguindo a tendência das redes sociais, uma fotografia de um prato com uma boa crítica em tempo real, pode valer ao seu restaurante bem mais do que uma boa gorjeta.

Mostre as características
Com as preocupações de saúde e de sustentabilidade cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia, os consumidores procuram mais informações sobre os produtos que consomem. Ter um sistema digital (um site ou uma aplicação, por exemplo) de apoio ao seu restaurante pode mostrar índices nutricionais dos produtos ou até a origem dos mesmos (nota: embora não sendo uma questão tecnológica, o apoio a produtores locais também é uma tendência crescente).

Saber se as tendências se vão confirmar é sempre algo complexo, mas uma coisa é certa, a tecnologia vai reinar no ramo da restauração, pois vai proporcionar experiências mais orientadas para os clientes. Experiências mais criativas, mais agradáveis, que os vai deixar mais satisfeitos. Foi isso que sempre procurou, não foi? Aqui só para nós, a tecnologia vai ser a sua melhor amiga.

Deixar um comentário

Sliding Sidebar