Reservas online: conheça os prós e os contras

Reservas online: conheça os prós e os contras

A reserva de mesas é uma prática que pode ou não ser adotada pelos restaurantes e contribuir para o tipo de imagem que os clientes constroem sobre o espaço. Alguns estabelecimentos funcionam apenas com reserva, outros não as aceitam e há outros ainda que optam por um sistema “misto”.

Tal como aconteceu com a maior parte dos negócios, a internet abriu o leque de soluções disponíveis para o setor da restauração. Os sistemas de reservas online, como o The Fork, e o Open Table, muito usado nos Estados Unidos, são bons exemplos disso.

Embora este tipo de solução possa contribuir para dar maior visibilidade a um restaurante e melhorar a comunicação com os clientes, há também desvantagens a ter em conta.

O Gestão de Restaurantes dá-lhe uma ajuda na tarefa, mostrando alguns prós e contras que a implementação de um sistema de reservas online no seu estabelecimento pode implicar.

Reservas online: conheça os prós e os contras

Reservas de mesa online — Vale a pena aderir?

  • Visibilidade

Aderir a um sistema de reserva de mesas online reforça a sua presença na internet.

  • Alcance

Um restaurante com maior visibilidade online tem também potencial para chegar a um número maior de consumidores — sobretudo aos geograficamente mais distantes.

  • Planeamento facilitado

As “e-reservas” permitem saber com maior precisão o número de clientes que aparecerão à sua porta. Esta informação é útil tanto para a cozinha como para o atendimento às mesas, na medida em que permite uma melhor organização e preparação — e que também agiliza o ritmo do serviço.

  • Fácil e confortável para os clientes

A reserva de mesa faz-se em poucos cliques e pode acontecer a qualquer hora. Ou seja, o cliente não tem de saber o horário de funcionamento do restaurante para reservar mesa.

Reservas online: conheça os prós e os contras

  • Confortável para os colaboradores

Muitos destes sistemas podem ser articulados com o POS. É uma vantagem para os seus colaboradores, pois ajuda-os a libertarem-se deste tipo de tarefa, ficando com mais tempo para o resto do serviço e diminuindo também a probabilidade de erros ou esquecimentos.

As desvantagens das reservas online

  • Custo do investimento

Aderir a um sistema de reservas online implica investimento relacionado com a utilização do serviço, bem como de um valor pré-determinado por cada lugar reservado através dele. Implementar um sistema de reservas próprio, feito “à medida” para o seu restaurante, implica também gastos consideráveis de conceção e manutenção.

  • Cancelamentos e adiamentos

Podem sempre acontecer e representam prejuízo para o seu negócio. Crie uma política que antecipe estas situações — por exemplo, estabelecendo um tempo máximo de espera ou cobrando uma taxa por incumprimento da reserva — e informe devidamente os seus clientes das condições.

  • Risco de sobreposição

É um risco real para os restaurantes que permitem a reserva dupla da mesma mesa numa única refeição (por exemplo, reservas para jantar às 19h e às 21h), ou reservas tanto online como por via telefónica.

Reservas online: conheça os prós e os contras

Nestes casos, não só é aconselhável fazer intervalos generosos entre reservas, como deixar um grupo de mesas fora do âmbito das reserváveis para lidar com tais situações e/ou para clientes que optam por não reservar.

Não se esqueça de garantir que há bom entrosamento entre o sistema de reservas online e as reservas por telefone. Muitos sistemas POS podem ajuda-lo nessa gestão.

  • Mesas empatadas

Imagine um restaurante que serve jantares a partir das 19h, mas no qual a maioria das mesas está reservada para as 20h. É um intervalo inevitável durante o qual estas mesas não dão rendimento ao restaurante.

Reservas online: conheça os prós e os contras

  • Tecnologia

A par de não ser a primeira opção para muitos clientes (alguns dos quais até a evitam), por vezes até a tecnologia falha.

Não há respostas absolutas quanto às reservas online — tudo depende do conceito de restaurante, da dimensão do espaço onde as refeições acontecem e do tipo de impressão que pretende causar junto dos clientes.

A instalação de um sistema de reservas online no seu estabelecimento traz vantagens aliciantes, mas também alguns contras que não podem ser ignorados.

Reserve algum tempo para refletir sobre a pertinência de o fazer no seu caso. Informe-se bem sobre os sistemas disponíveis, custos, características e possibilidade de articulação com o sistema POS.

Reservas online: conheça os prós e os contras

Caso decida avançar, outra boa prática é designar um ou dois colaboradores responsáveis pela monitorização das reservas!

Deixar um comentário

Sliding Sidebar