#instafood: saiba como tirar partido do Instagram

#instafood: saiba como tirar partido do Instagram

Os termos #foodporn, #instafood, #nom, #nomnom e #foodie dizem-lhe alguma coisa? Não? Então está na hora de os conhecer. Estas são algumas das hashtags mais utilizadas entre os 75 milhões de utilizadores do Instagram. E referem-se a quê? A comida — boa comida.

Se há tema que é popular nesta rede social é a gastronomia. Graças ao Instagram, conseguimos perceber que as pessoas adoram partilhar fotografias de comida, bem como de comentar e cobiçar as iguarias dos seus amigos e das pessoas que seguem.

De facto, o Instagram tem tudo para se transformar numa importante ferramenta de promoção para qualquer restaurante. O Gestão de Restaurantes explica-lhe como pode tirar proveito de todo este potencial.

#instafood: saiba como tirar partido do Instagram

1. Partilhe os seus pratos

Ao criar uma conta de Instagram para o seu negócio, poderá apresentar os seus pratos de uma forma apetitosa e apetecível. Com pouco trabalho e ainda menos custos, poderá montar uma plataforma de promoção muito importante para o seu negócio.

Só tem de tirar proveito da ligação direta que mantem com um grande número de consumidores. Por exemplo, se partilhar uma fotografia da especialidade do dia ao final da tarde, tem boas hipóteses de conseguir mais uns quantos clientes para a hora do jantar.

Claro que para que isto aconteça terá de ser cuidadoso na construção do perfil do seu estabelecimento. Conseguir uma boa fotografia de comida no Instagram não exige o trabalho de um especialista, mas há alguns fatores que não devem ser descurados:

— Utilize luz natural;

— Tire as fotografias de cima;

— Coloque alguns elementos decorativos junto do prato.

Aos poucos vai descobrir alguns truques, mas por agora pode inspirar-se com alguns especialistas na matéria.

#instafood: saiba como tirar partido do Instagram

2. Seja facilmente identificado pelos seus clientes

Primeiro que tudo, escolha um nome de utilizador facilmente reconhecível e aproveite para colocar termos importantes para o seu negócio na descrição. Diga que tipo de restaurante é, em que cozinha é especializado e onde está localizado. Não se esqueça de colocar hashtags em todas as publicações, mas não exagere, nem tente inventar tendências. Procure as hashtags mais relevantes para o seu negócio — como as que enumeramos no início deste texto — e inclua sempre o nome do seu restaurante e o nome do prato. As hashtags vão ajuda-lo a ser encontrado por novos consumidores!

3. Faça com que os seus clientes se sintam em casa

Tal como o atendimento e a disponibilidade do seu pessoal, as redes sociais são outros espaço onde pode criar e desenvolver uma relação de empatia com os seus clientes e faze-los sentirem-se em casa de cada vez que o visitam. Utilize a sua conta de Instagram para abrir a porta dos seus bastidores.

Mostre um pouco do seu método de trabalho, algumas curiosidades de quem trabalha na cozinha, e apresente novas especialidades em exclusivo. Aproveite também para apresentar o seu staff e partilhar momentos de camaradagem e descontração. Tudo isto vai transformar o seu restaurante num espaço muito mais humano e próximo aos olhos de todos os utilizadores.

#instafood: saiba como tirar partido do Instagram

4. Incentive os seus clientes a partilhar

Claro que existem casos em que os consumidores podem partilhar fotos por motivos mais desagradáveis, mas na maioria dos casos as pessoas preferem mostrar ao mundo a sua alegria por estarem prestes a saborear uma refeição deliciosa. Para que os seus clientes saibam que está no Instagram e para que o marquem nas suas fotografias, poderá colocar o seu nome de utilizador no menu ou em qualquer outro local do restaurante.

#instafood: saiba como tirar partido do Instagram

5. Faça passatempos e divulgue o nome do seu restaurante

Uma boa forma de atrair seguidores (e clientes) nas redes sociais é através dos passatempos. Faça pequenos concursos e ofereça refeições e outros prémios aos seus clientes mais dedicados. Pode desafiar os clientes a tirarem fotografias dentro do restaurante ou até pedir para que tirem fotografias aos seus pratos, oferecendo um prémio às fotos com melhor qualidade. Desta forma, terá muito mais imagens do seu restaurante espalhadas pelo Instagram e poderá ter uma ementa feita de fotos tiradas pelos seus clientes.

Como vê, não precisa de inventar a roda. Dê ao Instagram o mesmo carinho e dedicação que coloca nos seus cozinhados e vai ver que os utilizadores vão responder com muitos #nom, #nomnomnom, #instafood e #instagood!

Deixar um comentário

Sliding Sidebar